Os meios da Força Aérea destacados nos Açores (Base Aérea N.º4 - Lajes) foram empenhados para realizar o resgate de um doente no navio Caribbean Princess no dia 27 de abril. O paciente, de 68 anos e nacionalidade italiana, precisava de assistência médica urgente.
O pedido de auxílio foi recebido no Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) na tarde do dia anterior, quando o navio navegava a cerca de 455 milhas náuticas (732 quilómetros) a oeste da ilha de Flores. Foi imediatamente contactado o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODUMAR) do INEM, o qual, após contacto com o navio, identificou a necessidade de resgate urgente.
A partir daí, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes) planeou e coordenou toda a atividade aérea, tendo sido empenhadas as aeronaves C-295M e EH-101 Merlin (Esquadra 502 - Elefantes e Esquadra 751 - Pumas).
Ao início da manhã de dia 27, descolou da BA4 o helicóptero EH-101 Merlin com uma equipa médica militar a bordo, acompanhada pela aeronave de asa fixa C-295. Esta aeronave coordenou e apoiou a ação de resgate na zona de operações.
Após a extração do tripulante, a 300 milhas naúticas (cerca de 550 quilómetros) a Oeste da Horta (Faial), as aeronaves deslocaram-se para o aeroporto do Faial, onde o doente foi transferido para o avião C-295M e transportado até Ponta Delgada. Foi depois transferido, numa ambulância, do aeroporto “João Paulo II” para o Hospital Divino Espírito Santo, em São Miguel.