Conteúdo principal

C-130 resgata vítimas do furacão Irma

 

Um C-130 da Esquadra 501 – ‘Bisontes’ descolou na segunda-feira (11 de Setembro), da Base Aérea N.º6 (Montijo), com destino a Belém, no Brasil, para efetuar a evacuação dos portugueses que se encontravam em ilhas que foram atingidas pelo furacão Irma.

A aeronave portuguesa vai aguardar na Base Aérea de Belém do Pará que os portugueses que saíram das ilhas cheguem de barco a Guadalupe. Nessa altura, seguirá então para a ilha caribenha para resgatar os portugueses.

A bordo do C-130 segue também uma equipa para prestar apoio e cuidados médicos.

O avião descolou pelas 15h07, tendo feito uma paragem em Cabo Verde. O C-130 aterrou na Ilha do Sal pelas 20h45, tendo voltado a descolar pelas 22h00. A aterragem em Belém ocorreu pelas 04h55.

No âmbito da missão de apoio humanitário às vitimas do furacão Irma, a Força Aérea encontra-se também a prestar apoio às tripulações que se dirigem para as zonas devastada, com uma equipa do centro de operações da Base Aérea N.º4 (Lajes, Ilha Terceira) a receber as aeronaves e tripulações que têm utilizado esta infraestrutura militar para reabastecimento de aeronaves e descanso de tripulações.