A Estação de Radar N.º 4 (ER4), no Pico do Areeiro – Ilha da Madeira, comemorou o 3.º aniversário no dia 9 de maio. A cerimónia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Teixeira Rolo (CEMFA), e contou com a presença de outras altas entidades, militares e civis.
Ao usar da palavra, o Comandante da ER4, Tenente-Coronel Sérgio Cruz, relembrou que a Unidade tem como divisa SERVIR PARA MAIS LONGE ALCANÇAR. E o lema, explicou, “traduz-se na disponibilidade operacional de vencer a distância, garantindo a prontidão dos meios de vigilância e deteção”.
Assim sendo, afirmou o Tenente-Coronel Sérgio Cruz, tudo continuará a ser feito “na gestão parcimoniosa dos recursos atribuídos, tendo em vista a consecução dos objetivos superiormente determinados”.
A cerimónia do Dia de Unidade foi também o momento escolhido para a inauguração, por parte do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, de um monumento de homenagem à ER4 – Unidade integrante e fundamental do projeto de extensão do Sistema de Comando e Controlo Aéreo de Portugal, ativada em 2013.