A Força Aérea resgatou, dia 23 de maio, ao largo dos Açores, um tripulante do veleiro "S/V Northern Child", do sexo masculino, com 65 anos e nacionalidade suíça, que tinha sido recolhido da embarcação pelo navio hospital espanhol “Esperanza Del Mar”.
O estado do paciente e a distância a que este se encontrava de cuidados médicos diferenciados obrigaram à extração urgente do homem, que, até aí, recebeu todo o apoio médico possível no navio hospital.
O Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) solicitou à Força Aérea, através do Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes), os meios aéreos necessários à recuperação do paciente.
O RCC Lajes empenhou um helicóptero EH-101 Merlin, da Esquadra 751 - "Pumas", e uma aeronave C-295M, da Esquadra 502 - "Elefantes".
O helicóptero descolou da Base Aérea Nº4 (Lajes) pelas 19h37 do dia 22 de maio, tendo efetuado o resgate já na madrugada de dia 23, pelas 01h30, a cerca de 600 quilómetros da Horta (Ilha do Faial). Na zona de operações, já se encontrava o C-295M, que, devido à distancia, efetuou a primeira abordagem ao navio e posterior acompanhamento ao EH-101 Merlin.
Os dois meios aéreos aterraram nas Lajes pelas 04h00, onde já estavam prontas duas viaturas de emergência médica do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA). De seguida, o tripulante foi encaminhado para o Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira.
A missão, num total de 08h40, foi realizada sob condições atmosféricas adversas, com vagas de seis metros e ventos na ordem dos 75km/h.