A Força Aérea resgatou durante a noite de ontem, dia 24 de maio, um tripulante do navio mercante AGIA EKATERINI, que se encontrava a navegar a 285 quilómetros a noroeste da ilha de Porto Santo – arquipélago da Madeira.
O homem, de nacionalidade Ucraniana, necessitava de assistência médica urgente e foi recuperado pela Esquadra 751 – “Pumas”.
O centro de Busca e Salvamento Aéreo de Lisboa (RCC Lisboa) empenhou duas aeronaves nesta missão, o C-295M da Esquadra 502, para realizar a deteção inicial e efetuar o primeiro contato com a embarcação e o EH-101 Merlin, que para a extração do doente.
A extração foi efetuada com sucesso por volta das 21h00 (hora local) tendo este sido transportado até ao Aeroporto da Madeira, onde já se encontrava uma ambulância do INEM que encaminhou o doente para o Hospital Dr. Nélio Mendonça, na cidade do Funchal.
As condições atmosféricas eram adversas, verificando-se ondulação de cerca de 04 metros e vento noroeste na ordem dos 30 km/h.
Uma missão de interesse público realizada em conjunto pela Força Aérea, Marinha e INEM fazendo jus ao lema "Para que outros vivam".