Conteúdo principal

Primeiro Ministro agradece apoio internacional

O Primeiro-ministro, António Costa, visitou, dia 14 de agosto, ao final da tarde, os meios aéreos de combate a incêndios estacionados na Base Aérea Nº5 (BA5) em Monte Real, no sentido de agradecer o apoio prestado pelos parceiros internacionais.
Marrocos, Rússia, Itália e Espanha enviaram para Portugal sete meios aéreos pesados, os quais, à exceção das aeronaves espanholas, operaram a partir de Monte Real para os vários teatros de operações.

Durante a visita, o Primeiro-ministro enalteceu a grande colaboração das Forças Armadas no combate aos incêndios, agradecendo à Força Aérea todo o apoio prestado à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), através do empenhamento dos seus meios aéreos para a projeção de pessoal e equipamento para as zonas mais afetadas pelos incêndios.

No que diz respeito à utilização dos meios aéreos orgânicos no combate a incêndios, António Costa referiu que Força Aérea não dispõe atualmente de aeronaves que permitam a execução dessas missões, pelo que se torna essencial utilizar o dispositivo existente e recorrer ao apoio internacional sempre que necessário. O primeiro-ministro reforçou, contudo, que país terá muito a ganhar se um dia puder voltar a contar com a Força Aérea no combate direto aos incêndios.

Na comitiva que ontem visitou a BA5 estiveram presentes o Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes; o Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raúl Castro; o Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Artur Pina Monteiro; o Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes; o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Teixeira Rolo e o Comandante Operacional Nacional da ANPC, José Manuel Moura.