Os elementos da Força Nacional Destacada (FND) na missão Baltic Air Policing - na Lituânia – visitaram, no dia 23 de agosto de 2016, um orfanato na cidade de Siauliai (zona onde está localizada a Base Aérea da Força Aérea Lituana que apoia a FND).
A visita decorreu em estreita colaboração com o departamento militar da Embaixada dos Estados Unidos da América em Vilnius, capital da Lituânia. Os norte-americanos estiveram neste orfanato a recuperar a cerca que delimita o mesmo. Dispondo, como é seu apanágio, de matéria-prima e mão de obra em abundância, convidaram os militares portugueses a estar presentes e ajudar – sobretudo – no contacto com as crianças desta instituição.
Também como é seu apanágio, Portugal correspondeu. Uma representação do destacamento esteve presente para contactar com estas crianças, com idades compreendidas entre os zero e os seis anos. Qualquer contacto com estes menores se revela fulcral, uma vez que carecem predominantemente de atenção por parte de adultos, nomeadamente homens.
O Comandante da FND - Tenente-Coronel Luís Morais, e o resto dos militares portugueses fizeram então questão de interagir e brincar de forma constante com os órfãos. Foram apenas algumas horas do tempo destes militares, que fizeram o dia de algumas destas crianças.