Conteúdo principal

Gestão ambiental na BA5 vale distinção inédita na Defesa

A Base Aérea N.º5 (BA5), em Monte Real, obteve a Certificação EMAS – Sistema Comunitário de  Ecogestão e Auditoria –, tornando-se a primeira unidade de Defesa da União Europeia e do Espaço Económico Europeu a possuir esta distinção.

A BA5 alcançou as certificações ambientais porque demonstrou enorme preocupação na eliminação de resíduos, riscos e custos desnecessários, reforçando, ao mesmo tempo, os seus valores quanto à proteção do meio ambiente, tendo sempre presentes os pressupostos subjacentes ao desenvolvimento sustentável. O mecanismo europeu EMAS visa promover uma melhoria contínua do desempenho ambiental, através da implementação de Sistemas de Gestão Ambiental, disponibilizando informação ao público.

Este sistema conduz à transparência absoluta dos elementos rastreados, assim como a uma eficácia na melhoria dos sistemas ambientais, com vista à proteção ambiental e à prevenção da poluição. Estas são mais duas prestigiantes conquistas de umas Forças Armadas modernas que, sem comprometer as missões que lhe estão atribuídas, demonstram que é possível acomodar uma permanente preocupação e consciência ambiental.

Em Portugal, a certificação EMAS é promovida pela Agência Portuguesa de Ambiente, que coordena e monitoriza os Sistemas de Gestão Ambiental associados. A Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional e a Agência Portuguesa de Ambiente estabeleceram um protocolo para a implementação da certificação EMAS em unidades da Defesa.