O destacamento português no Mali recebeu, no dia 14 de janeiro, a visita do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Teixeira Rolo.
A Força Nacional Destacada, composta por uma aeronave C-130H, cerca de 60 militares da Força Aérea e 6 do Exército, está, desde novembro de 2016, ao serviço das Nações Unidas na missão de estabilização daquele país africano (MINUSMA).
Nesta deslocação ao Mali, o General Manuel Teixeira Rolo fez-se acompanhar pelo Comandante Aéreo, Tenente-general Joaquim Borrego, pelo Diretor de Operações Aéreas, Brigadeiro-general Paulo Mateus e pelo Comandante da Base Aérea N.º6, Coronel Hélder Rebelo.
A comitiva recebeu um briefing do Comandante do Destacamento, Tenente-Coronel Carlos Candeias, visitou as instalações do complexo militar “Bifrost” e trocou impressões com os militares portugueses. Como seria de esperar, apesar da situação sensível em que se encontra o país, o moral forte e a motivação inalterada dos militares foram notas constantes durante toda a visita.
Ao longo destes meses e no seguimento das horas de voo delineadas, as capacidades do C-130H têm sido fundamentais, principalmente em missões civis, de transportes de pessoas, algumas delas feridas, e de carga. A participação portuguesa na MINUSMA terá uma duração total de seis meses.