A ministra da Imigração e Integração da Dinamarca, Inger Stojberg, visitou no dia 09 de março o C-295M destacado em Catania, Itália, ao serviço da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (FRONTEX). O Comandante da Base Aérea N.º6, Coronel Helder Rebelo, recebeu a ministra no destacamento português, em nome do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea.
A acompanhar a ministra, estiveram várias individualidades, incluindo representantes da agência europeia. Antes de o avião operado pela Esquadra 502 – “Elefantes” descolar, foi apresentado um briefing sobre a situação operacional existente e, em particular, sobre a participação portuguesa, que se materializa em cerca de 650 missões realizadas, mais de 116 mil embarcações investigadas e quase 9 mil migrantes salvos desde 2011 – altura em que a Força Aérea começou a participar de forma regular nas operações da FRONTEX.
O voo teve uma duração de 05h45, o que permitiu à ministra dinamarquesa comprovar, sob várias perspetivas, as vastas capacidades da aeronave nacional e respetiva tripulação. A visita terminou com elogios aos militares portugueses, quer da parte da ministra da Imigração e Integração, quer da parte dos representantes da FRONTEX.
Fotografias: Martin Borre
Fotografias: Martin Borre