Cria a tua história

Neste dia Mundial da Criança, a Força Aérea lança um concurso literário, que pretende dar asas à imaginação dos mais novos e estimular a criatividade e o gosto pela escrita.

Inserido nas comemorações do 69.º Aniversário da Força Aérea, neste concurso desafia-se as crianças e os jovens a viajarem no tempo e na imaginação, continuarem o nosso conto e criarem a própria história. As melhores serão depois ilustradas e publicadas em livro pela Força Aérea.

Os candidatos serão divididos em quatro categorias, de acordo com as idades, sendo selecionadas as três melhores histórias entre cada categoria (8-10; 11-13; 14-16; 17-18 anos).

A narrativa de cada trabalho deverá começar com:

«Era o Dia Mundial da Criança e a turma do/a (nome) estava a visitar o Museu do Ar. Entre aviões do passado e do presente, todos eles com história na Força Aérea, o/a (nome), de repente, ouve um som estranho que lhe despertou a curiosidade. Afasta-se sorrateiramente do professor e dos colegas para investigar a origem daqueles estranhos ruídos que chamavam por ele. Cuidadosamente, o/a (nome) abriu uma porta cor cinzenta, ignorando o grande cartaz que alertava "Não Entrar!" Já do outro lado, o/a (nome) olha para uma enorme caixa sem perceber bem do que se trata, até que lê: "Máquina do Tempo da Força Aérea! Aqui podes viajar ao passado ou voar até ao futuro." Sem hesitar, vestiu o uniforme que estava numa cadeira e saltou para dentro daquela máquina...»

Conhece o regulamento e entra nesta aventura.

Exemplo de declaração de autorização de participação.