Conteúdo principal

Força Aérea resgata tripulantes de veleiro à deriva

A Força Aérea planeou e executou na noite de 17 de junho, com sucesso, o resgate de quatro tripulantes do veleiro “SERENA”, com bandeira finlandesa, que navegava a cerca de 370 quilómetros de Vigo e que apresentava danos na sua estrutura.

Após solicitação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, foram empenhadas as tripulações de alerta do helicóptero EH-101 MERLIN e da aeronave C-295M para esta missão de busca e salvamento de longa distância que respetivamente descolaram pelas 19H00 e 19H50 da Base Aérea Nº6 (BA6), no Montijo, rumo à zona de operações.

Perto das 22H00 a tripulação do C-295M identifica a embarcação e encaminha o EH-101 para o local, tendo-se iniciado o processo de resgate pelas 22H35 em condições meteorológicas adversas. Decorrida a operação com sucesso o helicóptero dirige-se para o Aeródromo de Manobra Nº1 (AM1), em Ovar, para reabastecer e o C-295 regressa à BA6.

Durante o período de reabastecimento do helicóptero, no AM1, os quatro tripulantes, dois homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 21 e os 55 anos, receberam roupa seca, cobertores e outros cuidados primários.

Já na madrugada do dia 18 de junho, pelas 03H40, a tripulação do EH-101 aterra na BA6 – Montijo – e encaminha os tripulantes para o destino indicado pela Embaixada Finlandesa.

Enquanto decorria esta operação de busca e salvamento, também as tripulações de alerta das Esquadras 502 e 751, destacadas na Madeira e nos Açores, foram acionadas para efetuar duas missões de evacuação médica inter-ilhas a dois doentes urgentes.