Teve lugar em Sintra, no dia 4 de julho, a sessão solene de Lançamento do Livro “Para que Outros Vivam”, da autoria da jornalista Cristina Costa e Silva.
A sessão iniciou-se com algumas palavras de boas vindas por parte do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, e a apresentação da obra ficou a cargo do Tenente-General Alfredo Cruz.
Este livro retrata algumas das muitas histórias que a Esquadra 751, sediada na Base Aérea Nº 6 – Montijo e responsável pela busca e salvamento em Portugal e na Força Aérea Portuguesa, viveu ao longo dos últimos 35 anos no desempenho das suas funções, contando já com quase 3000 vidas salvas.
Desde resgates arriscados a nascimentos a bordo, passando por missões peculiares e pelo esforço dos elementos da manutenção, são 35 histórias representativas dos seus 35 anos de existência, efetuadas através do helicóptero SA-330 PUMA e do EH-101 MERLIN.
Cristina Costa e Silva exerce jornalismo deste 1990, tendo passado pela Rádio Clube do Funchal, Diário de Notícias e Jornal da Madeira, onde está desde 1994. Ao longo da sua carreira tem acompanhado com especial atenção áreas como o ambiente e a defesa, tendo, por vezes, visitado vários cenários onde estão as Forças Nacionais Destacadas.
Acompanha também há vários anos o trabalho da Esquadra 751 e tem escrito sobre as suas missões, razão pela qual decidiu compilar e registar em livro as histórias mais marcantes da atividade dos “PUMAS”.