Conteúdo principal

Unidade de Apoio de Lisboa celebra 8.º Aniversário

A Unidade de Apoio de Lisboa (UAL) celebra, hoje, dia 10 de março, oito anos de existência. No entanto, a sua história remete a tempos mais antigos, como a criação do Estado-Maior da Força Aérea, em 1976. Neste ano, as direções, órgãos e serviços da Força Aérea já se agrupavam num único espaço.

Em 1982, é criada a Base de Alfragide, que tinha como missão assegurar a defesa das instalações do complexo, onde funcionava o Estado-Maior da Força Aérea. Mais tarde, em 1995, a Base de Alfragide seria rebatizada de Grupo de Apoio do Estado-Maior da Força Aérea (GAEMFA) que, em 10 de março de 2014, adotava o nome atual: Unidade de Apoio de Lisboa.

A UAL herdou competências tanto do GAEMFA, como da já extinta Base do Lumiar. Hoje, a Unidade de Apoio de Lisboa constitui-se como um órgão de base na dependência do Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, tendo como missão prestar apoio logístico e administrativo às unidades, órgãos e serviços da área de Lisboa e aos militares adidos.

Tem ainda como funções garantir a exploração contínua, eficiente e segura das comunicações e sistemas de informação nas unidades, órgãos e serviços da área de Lisboa, garantir a prontidão dos meios humanos e materiais necessários à segurança militar e defesa imediata no Complexo de Alfragide, entre outras.

Sob o lema “promover bem-estar e segurança”, a Unidade de Apoio de Lisboa procura prestar apoio, com dedicação e fidelidade, em três vertentes distintas: recursos humanos, recursos logísticos e recursos administrativos.