O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar Branco, e o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Piloto-Aviador José António de Magalhães Araújo Pinheiro, foram hoje visitar o destacamento da Força Aérea Portuguesa na missão da Agência Europeia de Gestão das Fronteiras Externas (FRONTEX, Operação Indalo), em Málaga.
Esta missão consiste na coordenação operacional entre os Estados-Membros na persecução do controlo das fronteiras externas da União Europeia, sobretudo no combate à imigração ilegal.
A comitiva visitante, na qual se incuía também o diretor-geral da Autoridade Marítima, o Comandante Aéreo e o representante do Diretor Nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), foi recebida pelo destacamento integrante da Força Nacional Destacada e assistiu à apresentação de um briefing explicativo da missão, com os dados estatísticos mais relevantes.
Posteriormente, a comitiva e os Órgãos de Comunicação Social (OCS) foram convidados a visitar a aeronave C-295 M de vigilância marítima (VIMAR), pertencente à Esquadra 502, que se encontra no local a desempenhar a missão.
Em declarações aos OCS, o Ministro da Defesa Nacional deu relevo à importância da contribuição portuguesa para o desempenho de uma missão conjunta europeia e do sucesso que a Força Aérea Portuguesa está a ter desde que foi convidada a desempenhá-la em 2011 (tendo sido sucessivamente convidada).
É de realçar que a Força Aérea Portuguesa é a única entidade militar na Europa a desempenhar esta missão e que foi a primeira - e, para já, a única - a enviar imagens fotográficas em tempo real de embarcações identificadas durante o decorrer das operações.
Por: RQ
ALF/RHL