Conteúdo principal

Dia Internacional da Mulher

Hoje, no Dia Internacional da Mulher, homenageamos todas aquelas que ousaram fazer a diferença e lutaram por um mundo mais equalizado.

A Força Aérea foi pioneira ao ser o primeiro ramo a integrar mulheres nas fileiras. Foi em 6 de junho de 1961 que se fazia pela primeira vez história: o primeiro curso para militares femininas de Enfermeiras Paraquedistas. As primeiras seis mulheres, conhecidas como “Seis Marias”, conseguiram concluir as provas com sucesso e assim dar início à caminhada da presença feminina nas Forças Armadas.

Depois de um interregno entre 1975 e 1988, a Força Aérea voltou a fazer a diferença e abriu de forma definitiva a possibilidade de integração de mulheres. No ano de 1988 incorporavam as primeiras duas mulheres da especialidade piloto-aviador e, a partir de 1990, a presença feminina era alargada a todas as especialidades e formas de prestação de serviço.

Atualmente são 1124 militares do género feminino que compõem a Força Aérea, tornando-se o ramo das Forças Armadas com maior percentagem.

Às de agora e às de outrora, feliz Dia Internacional da Mulher!