A Força Aérea Portuguesa celebrou hoje, 8 de março, o Dia Internacional da Mulher com uma caminhada solidária organizada pelo Serviço de Ação Social (SAS), com apoio da secção desportiva da Unidade de Apoio de Lisboa (UAL), no parque de Monsanto.
O evento teve como ponto de encontro o átrio junto ao auditório General José Lemos Ferreira, onde o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, salientou o papel da Força Aérea Portuguesa para a integração das mulheres na Instituição Militar.
A inclusão de mulheres na Força Aérea remonta a 6 de junho de 1961, data em que foram incorporadas as primeiras seis mulheres enfermeiras paraquedistas – também conhecidas como as “seis Marias” – que foram as pioneiras de muitas que prestaram cuidados de saúde e assistência nos teatros de guerra daquela época, com feitos e atos heroicos.
Mais tarde, em 1988, abriram-se as portas da Academia da Força Aérea às duas primeiras cadetes para ingresso em pilotagem aeronáutica e, a partir do início dos anos 90, permitimos o ingresso das mulheres em todas as categorias, neste caso com formação no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea, como Praças e Sargentos. Paulatinamente foram ingressando e ocupando lugares em todas as especialidades que encontramos na instituição.
Atualmente, as mulheres representam mais de 20% do efetivo da Força Aérea e “enriquecem diariamente o modo como cumprimos a missão”.