Chefe do Estado-Maior do Ejército del Aire visita FAP

O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA) - General José António de Magalhães Araújo Pinheiro - recebeu, nos dias 14 e 15 de outubro, a visita do seu homólogo espanhol o Chefe do Estado-Maior do Ejército del Aire (JEMA) - General del Aire Don F. Javier García Arnaiz.

No primeiro dia, o JEMA e a sua comitiva foram recebidos com honras militares no Estado-Maior da Força Aérea e após esta breve cerimónia encontraram-se com o CEMFA para cumprimentos entre comitivas e briefing. Depois, iniciaram a visita pelas Unidades da Força Aérea Portuguesa (FAP), com a ida ao Comando Aéreo (Monsanto) e ao Centro de Operações Aéreas. De seguida, visitaram a Base Aérea n.º 1, Sintra, onde o JEMA assinou o Livro de Honra da FAP. Em Sintra, houve também uma visita ao Museu do Ar e à Academia da Força Aérea.

No segundo e último dia, a visita começou com uma viagem entre o Aeródromo de Trânsito n.º 1, Figo Maduro, e a Base Aérea n.º 5 (BA5), Monte Real, onde o JEMA conheceu algumas das capacidades do sistema de defesa aérea nacional e assinou o Livro de Honra da BA5. À tarde, as comitivas dirigiram-se à Embaixada de Espanha em Portugal (Lisboa), onde foram recebidos pelo Embaixador de Espanha - D. Eduardo Junco - e se encontraram com o Ministro da Defesa Nacional - José Pedro Aguiar-Branco -, o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas - General Luís Evangelista Esteves de Araújo -, o Chefe do Estado-Maior da Armada - Almirante José Saldanha Lopes - e o Chefe do Estado-Maior do Exército - General Artur Neves Pina Monteiro. Na Embaixada de Espanha, o JEMA condecorou o CEMFA com a Grã-Cruz de Mérito Aeronáutico com distintivo branco.

A visita do JEMA à FAP contribuiu para o já estreito relacionamento entre os dois países da Península Ibérica, neste caso ao nível da Defesa.

Por: RQ

ALF/RHL