Este domingo, 2 de abril, uma parelha de F-16M da Força Aérea Portuguesa foi ativada para a primeira missão real da missão Baltic Air Policing 2023. O alerta surgiu durante a tarde pelo Centro de Operações Aéreas Combinadas de Uedem, da NATO, depois de detetar uma aeronave não identificada a sobrevoar águas internacionais em aproximação ao Espaço Aéreo NATO.
Os F-16M nacionais descolaram da Base Aérea de Siauliai, na Lituânia, e verificaram tratar-se de uma aeronave de transporte da Federação Russa, que acabou por ser acompanhada pelos militares portugueses.
Concluída com sucesso a primeira missão real, o Comandante do destacamento português destacou o "extraordinário empenhamento, competência e profissionalismo do contingente nacional".
Recorde-se que desde 1 de abril, mais de 80 militares e quatro F-16M da Força Aérea estão destacados na Lituânia para liderar a missão Baltic Air Policing 2023, que tem como objetivo policiar os céus dos Países Bálticos, nomeadamente Estónia, Letónia e Lituânia. A missão, ao serviço da NATO, tem duração de quatro meses.