Conteúdo principal

71.º Aniversário: Cerimónia Militar

Realizou-se ontem em Bragança a Cerimónia Militar do 71.º Aniversário da Força Aérea, presidida pela Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras.

A cerimónia contou com o discurso do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, que agradeceu a todos os militares e trabalhadores da Força Aérea, destacando “que ao longo destes 71 dissemos sempre presente, onde e quando o país necessitou" e que, apesar das dificuldades na retenção dos recursos humanos, a Força Aérea viu aumentar em 20% o empenhamento no último ano.

Por sua vez, a Ministra da Defesa Nacional realçou o “desempenho em território nacional” referindo que a “Força Aérea assume uma responsabilidade importante de garantia da soberania e segurança nacionais”. 

Ambos deixaram palavras de agradecimento não só à Instituição como também à cidade de Bragança, local onde decorrem as comemorações.

As forças em parada, comandadas pelo Brigadeiro-General António Moldão, natural de Bragança, compreenderam uma esquadra de cadetes da Academia da Força Aérea; uma esquadra de alunos do Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea; uma esquadra representativa das unidades da Força Aérea e uma esquadra da Polícia Aérea equipada para combate.

A cerimónia contou com a homenagem aos mortos que prestaram serviço na Força Aérea e imposição de condecorações aos militares e trabalhadores civis que mais se destacaram.

A cerimónia encerrou com o desfile das forças em parada e sobrevoo de aeronaves AW119 Koala, EH-101 Merlin, TB-30 Epsilon, C-295M, C-130H, KC-390, Falcon 50 e F-16M.

As comemorações desta efeméride decorrem desde o dia 24 de junho em Bragança e tiveram hoje, dia 1 de julho, data em que a instituição completa 71 anos, o seu auge.

VEJA AS FOTOGRAFIAS