Conteúdo principal

Festival Aéreo em Bragança com meio milhar de batismos de voo

A Força Aérea encheu o céu de Bragança com uma demonstração das diversas missões que diariamente realiza e proporcionou meio milhar de batismos de voo.

O Aeródromo Municipal de Bragança encheu-se no domingo, 2 de julho, para conhecer as aeronaves da Força Aérea e as missões diariamente executadas. Ao longo do dia, as atividades foram intensas, com destaque para a oportunidade que os visitantes tiveram em voar com a Força Aérea. No total, foram proporcionados 504 batismos de voo num avião C-295M da Esquadra 502 - "Elefantes", representando para muitos a primeira vez a ver a terra a partir do ar.

Em terra, mas com os olhos postos no ar, aproximadamente 30 mil pessoas marcaram presença neste festival aéreo e não perderam a oportunidade de ver pela primeira vez uma exibição aérea da aeronave que brevemente irá equipar a Força Aérea, o avião KC-390.

Além daquele avião, o dia foi preenchido com demonstrações do C-130H, de onde foram largados paraquedistas com a Bandeira Nacional e a Bandeira da Força Aérea, Falcon 50, EH-101 Merlin, Chipmunk, TB-30 Epsilon, C-295M, P-3C CUP+ e os supersónicos F-16M.

Ao público foram ainda demonstradas as missões de assalto ao aeródromo, pelo Núcleo de Operações Táticas e de Projeção; uma demonstração de uma missão de transporte médico com o Núcleo de Evacuações Aeromédicas; e uma demonstração de ativação de engenhos explosivos, com ataque alvo simulado no solo que contou com a participação dos Tactical Air Control Party.

O festival aéreo inseriu-se nas comemorações do 71.º Aniversário da Força Aérea que este ano tiveram Bragança como palco.

VEJA AS FOTOGRAFIAS

VEJA O VÍDEO