Realizou-se hoje, 9 de agosto, a cerimónia de receção do Estandarte Nacional da Força Nacional Destacada na Missão "Baltic Air Policing 2023", na Base Aérea N.º 5, em Monte Real.
A cerimónia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, em suplência, General João Cartaxo Alves, que realçou a taxa de prontidão de 100% e os zero acidentes ou incidentes. Algo só possível com uma “atitude e perseverança, norteadas por nobres valores e fortes convicções, a par de um fantástico esforço de equipa”, disse referindo ainda que os militares destacados escreveram “mais uma página de notável prestígio da nossa história e almejaram a novos horizontes e missões futuras”.
A missão de policiamento aéreo da NATO decorreu de 1 de abril a 31 de julho deste ano. A ‘Baltic Air Policing 2023’ envolveu a participação nacional de 167 militares da Força Aérea e quatro aviões F-16M, em duas rotações, que garantiram a defesa do espaço aéreo dos Bálticos, a partir da Base Aérea de Siauliai, na Lituânia.
Desde 2007 que a Força Aérea Portuguesa participa em missões do Baltic Air Policing, no âmbito das Assurance Measures da NATO. Estas missões compreendem o policiamento do espaço aéreo dos países do Báltico, Estónia, Letónia e Lituânia, através da identificação e interceção de aeronaves que não cumpram com as regras internacionais da aviação ou que sejam um potencial risco para o tráfego aéreo e para a segurança coletiva.