Conteúdo principal

UH-60 Black Hawk: Dos EUA para Portugal nas asas dos Rinocerontes

O novo avião da Força Aérea, o KC-390, realizou o transporte de dois helicópteros UH-60 Black Hawk dos Estados Unidos para Portugal com destino à Força Aérea. Estes helicópteros terão como missão o combate aéreo aos incêndios rurais e à projeção de operacionais no terreno.

A missão de transporte foi concluída em duas fases, a primeira entre os dias 25 e 26 de outubro e a segunda entre os dias 1 e 2 de novembro.

O primeiro voo para os Estados Unidos descolou, no dia 25 de outubro, da Base Aérea N.º 11, em Beja, tendo os “Rinocerontes” realizado uma escala técnica na Base Aérea N.º 4, nas Lajes, ficando assim também marcada a primeira passagem do KC-390 naquela unidade.

Após nova descolagem, os "Rinocerontes" voaram rumo a Dothan, Estados Unidos, para transportar o primeiro helicóptero UH-60 que, posteriormente, foi deixado na sua futura casa, o Aeródromo de Manobra N.º 1(AM1), em Maceda, Ovar, que brevemente vai ser transformado em Base Aérea N.º 8 (BA8).

Mais tarde, no dia 1 de novembro, os “Rinocerontes” partiram de novo para os Estados Unidos para transportar o segundo helicóptero para o AM1. A missão foi executada nos mesmos moldes do primeiro transporte, tendo sido concluída com sucesso no dia 2 de novembro.