Durante a manhã de hoje, 20 de abril, a Força Aérea Portuguesa realizou o resgate de uma passageira do "Celebrity Ascent", navio que se encontrava a 120 milhas naúticas da Horta, ilha do Faial.
O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), da Marinha Portuguesa, ativou o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento (RCC Lajes), dando conta da necessidade de resgatar a doente com urgência.
A Esquadra 752 - "Fénix", sediada na Base Aérea N.º4, foi então ativada para realizar o resgate da idosa de 88 anos que se encontrava a necessitar de cuidados médicos urgentes.
Após ter sido recuperada em segurança, a idosa foi transportada para uma unidade hospitalar local.
Com recurso à aeronave EH-101 Merlin, a Esquadra 752 voou cerca de três horas e 35 minutos, cumprindo uma vez mais a sua missão com sucesso.
É de notar que a Força Aérea tem atribuída uma área de busca e salvamento no mar de 5.816.562 km², o equivalente a mais de metade do território europeu, representando a segunda maior área de responsabilidade do Atlântico Norte, mantendo alertas permanentes no Continente, nos Açores e na Madeira.
A voar, protegemos!
Veja o vídeo aqui.