Conteúdo principal

Lançamento do livro “Voar para Salvar 2023”

Decorreu esta manhã, 14 de junho, o lançamento do livro “Voar para Salvar 2023”, uma edição da Força Aérea que reflete as missões realizadas pela Instituição durante o ano passado em prol da população e relacionadas com emergências civis.

O livro “Voar para Salvar 2023” é uma obra com nota introdutória do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, de capa dura, profundamente ilustrado nas 160 páginas que resumem as missões da Instituição em prol do país. Com tiragem de 200 exemplares, trata-se de uma obra histórica para a Força Aérea. Esta é a 4.ª edição deste livro, que já reportou as missões da Força Aérea em edições anteriores, referente aos anos de 2020, 2021 e 2022.

O livro foi apresentado pelo Chefe das Relações Púbicas e Comunicação, Tenente-Coronel Rui Veloso Rocha, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Portimão, após a sessão de apresentação das comemorações do 72.º aniversário da Força Aérea. Durante a sua intervenção, o Tenente-Coronel Rui Rocha destacou que, não fosse a existência deste livro, “de outra forma o aqui relatado ficaria apenas gravado no coração de quem foi salvo e na memória de quem salvou, voou, lutou contra os elementos, contra as dificuldades, as contrariedades, escassez de recursos e as avarias… até porque cada uma destas missões é única e particular no seu objetivo, no seu decurso e no seu desfecho para cada um dos intervenientes”.

Também o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, salientou a importância deste livro que traduz “esse espírito de missão com que a Força Aérea voa. Um livro que começa no dia 1 de janeiro e acaba em 31 de dezembro com as missões que foram efetuadas ao serviço dos portugueses, sendo que as pessoas que foram salvas pela Força Aérea se revêm neste registo”. Concluindo o seu discurso, agradeceu “a todos os homens e mulheres que voam na Força Aérea, que a servem diariamente e que decidiram fazer do seu modo de vida estar ao lado dos portugueses”.

VEJA AS FOTOGRAFIAS