Conteúdo principal

Militares postos à prova no exercício Viper Sword 2024

Militares da Força Aérea e do Exército foram colocados à prova, ao longo desta semana no exercício Viper Sword 2024, conduzido na região de Leiria e de Castelo Branco. Esta região simulou um teatro de operações, que testou a sua prontidão e capacidade para destacarem e operarem em missões internacionais.

A Base Aérea N.º5, em Monte Real, foi a base operacional do exercício Viper Sword 2024, que envolveu seis aviões caça F-16M, um avião C-130H, um avião Falcon 50 e um avião KC-390. Além dos meios aéreos, cerca de 120 militares na região de Castelo Branco, pertencentes a equipas do Tactical Air Control Party (TACP) da Força Aérea e dos Comandos do Exército, também participaram.

O exercício da Força Aérea Viper Sword consiste no teste à prontidão e operação de meios aéreos de combate e transporte, bem como de equipas TACP – Controladores Aéreos Avançados, prontas para apoiarem as Forças terrestres na sua missão, com o objetivo de manterem as suas qualificações para os diversos teatros de operações em que têm atuado.

Neste âmbito, o exercício testa o treino de táticas e técnicas de aterragens de assalto, bem como a conquista de objetivos com apoio de meios aéreos de combate, promovendo a interoperabilidade através do treino conjunto entre os dois ramos das Forças Armadas.

Este é mais um exercício que reflete o rigor e a resiliência da Força Aérea e das Forças Armadas em estarem sempre preparadas para os seus compromissos internacionais.

VEJA AS FOTOGRAFIAS