Conteúdo principal

Força Aérea organiza encontro para membros do programa mundial de formação de pilotos de caça

Sob organização da Força Aérea, Portugal acolheu o 88.° Comité Diretor do programa mundial de formação de pilotos de caça, denominado Euro-NATO Joint Jet Pilot Training (ENJJPT).

Entre 16 a 20 de setembro, cerca de 100 participantes de 14 países estiveram reunidos em Lisboa para tomar decisões programáticas, administrativas e financeiras relacionadas com o ENJJPT, mais concretamente uma escola de formação de pilotos localizada na Base Aérea de Sheppard, Texas, nos Estados Unidos da América (EUA).

Criada em 1981, aquela escola dispõe do único programa no mundo de formação avançada de pilotos de caça gerido e mantido por 14 países da NATO signatários - Alemanha, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, EUA, Grécia, Holanda, Itália, Noruega, Portugal, Reino Unido, Roménia e Turquia.

O programa é uma das principais fontes de formação avançada para futuros pilotos de caça e instrutores da Aliança Atlântica, por ele passando 50% de todos os pilotos de combate da Força Aérea dos Estados Unidos.

Sendo Portugal um dos membros fundadores, atualmente conta com três instrutores nacionais naquele programa. 

O seu corpo governativo, denominado Steering Committee (Comité Diretor), reúne duas vezes por ano para tomar decisões programáticas, administrativas e financeiras, sendo que a primeira edição decorre em março no Texas, enquanto a segunda edição decorre em setembro num dos restantes 13 países membros; acolhendo Portugal a edição deste ano.