Conteúdo principal

Coronel João Silva é o novo Comandante na Base Aérea N.º 4

Durante a manhã de ontem, 15 de outubro, a Base Aérea N.º 4, situada nas Lajes, foi palco da cerimónia de rendição de Comandante, tendo tomado posse o Coronel João Silva, substituindo no cargo o Coronel Carlos Paulino.

A cerimónia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, perante militares e trabalhadores civis da Unidade e entidades locais como a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, o Presidente da Junta de Freguesia das Lajes, o Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, e o Bispo de Angra e Ilhas dos Açores.

Com uma história marcada pela sua importância estratégica, a Base Aérea N.º 4 tem sido, ao longo dos anos, um ponto de referência na defesa nacional e na cooperação internacional. 

No decorrer da cerimónia, o Coronel João Silva realçou a emoção e satisfação com que encara este novo desafio, acrescentando que é uma missão que não apenas representa um cargo, mas um privilégio inestimável na sua carreira e vida pessoal. “Seja como aeródromo de partida, quer seja como aeródromo de chegada, ou qualquer outro ponto da rota, estaremos sempre prontos para dar a melhor resposta e cumprir o Plano de Voo que foi traçado para a “nossa” Força Aérea, rumo à transformação do Poder Aeroespacial Nacional”, enfatizou o Comandante. 

Em discurso, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea destacou a peculiaridade da realidade da Base Aérea N.º 4, mais concretamente o facto de “viver lado a lado com as forças norte-americanas, corporizando uma parte relevante de acordo bilateral de defesa entre dois países”. Igualmente destacou a importância da missão daquela unidade para o arquipélago açoriano, esclarecendo que “a Força Aérea está ciente de que, na maioria das vezes, os meios aéreos são a única maneira de receberem ajuda, pelo que, no que depender de nós, tudo faremos para que essa resposta não vos falte. É essa missão e espírito que, devendo ser entendido e assimilado por todas e todos, militares e trabalhadores civis que nesta Unidade servem a Força Aérea, tem de ser coordenado e impulsionado pelo novo Comandante agora empossado”.

O Coronel Piloto-Aviador João Ricardo Campos da Silva nasceu em Leiria, a 3 de julho de 1975 e ingressou na Academia da Força Aérea em 1995. 

Entre outras funções que constam no seu currículo, foi Comandante da Esquadra 101 – “Roncos”; em 2019 foi comandante do Grupo Operacional 111 na Base Aérea N.º 11, em Beja; e em janeiro de 2021, já promovido a Coronel, assumiu a função de Comandante do Corpo de Alunos da Academia da Força Aérea – função que desempenhou até outubro de 2022.

O Coronel João Silva realizou ainda diversas missões no estrangeiro, em posições de liderança.  Comonta 4000 horas de voo, a última função exercida antes de assumir o comando da Base Aérea N.º 4 era a de Chefe da a Divisão de Operações do Estado-Maior da Força Aérea.

VEJA AS FOTOGRAFIAS