Conteúdo principal

Rendição do Comandante da Base Aérea N.º 1

Realizou-se hoje, dia 18 de outubro, a cerimónia de Rendição da Comandante da Base Aérea N.º 1, em Sintra.

A cerimónia, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, marcou a passagem do Comando da Unidade do Coronel Piloto-Aviador João Miguel Conde, para o Coronel Piloto-Aviador Jorge Inácio. 

Nas primeiras palavras como Comandante, o Coronel Jorge Inácio mostrou acreditar que os projetos em curso “serão facilmente atingidos com a determinação e o trabalho de excelência com que os profissionais da base servem a Força Aérea, os portugueses e Portugal”. Motivado, encara o novo desafio com responsabilidade, disposto a levar a história da Base Aérea N.º 1, cada vez mais alto.

Em discurso, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, reforçou “a importância da Unidade no exercício do Comando que tão eficaz é para a nossa Instituição”. Aos militares e civis colocados em Sintra, agradece “o foco na missão e o enorme sentido de pertença”. 

O Coronel Jorge Inácio, natural de Lisboa, ingressou no Curso de Ciências Militares Aeronáuticas da Academia da Força Aérea em 1992, na especialidade de Piloto-Aviador. Concluído o curso e obtido o brevet, foi colocado na Esquadra 552 onde completou o curso em Alouette III, transitando posteriormente para a Esquadra 751, qualificando-se em SA330 Puma e, mais tarde, em EH-101 Merlin. Em 2014 regressou à Esquadra 552 para exercer as funções de Comandante de Esquadra até 2017. Ao longo da carreira operacional, completou cerca de 3 mil horas de voo. Depois de comissões no estrageiro, assumiu a função de Chefe da Componente Nacional do Multinational Helicopter Training Centre (MHTC) na Direção de Formação da Força Aérea, último cargo exercido.

VEJA AS FOTOGRAFIAS