Conteúdo principal

Força Aérea conclui Missão de Apoio a Valência

Regressaram ontem, 20 de novembro, os militares da Força Aérea que integraram a força conjunta de apoio a Valência. Ao longo de uma semana, aquela força apoiou nas operações de limpeza e recuperação da cidade, numa intervenção que incluiu a remoção de cerca de 40 veículos, motociclos, lamas e outros destroços, além da montagem de sistemas de tubagem para restabelecimento das infraestruturas danificadas.

A FOCON foi recebida em Vendas Novas pelo Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, e pela Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, que sublinharam a coragem e empenho dos militares portugueses no apoio à população espanhola. Este esforço conjunto reflete a importância da Força Aérea, em particular, e das Forças Armadas, em geral, em missões internacionais de ajuda humanitária.

Recorde-se que a Força Aérea integrou a Força Operacional Conjunta de Proteção Civil e das Forças Armadas (FOCON) com dois camiões de 18 toneladas cada um, material de apoio e uma pick up para facilitar nas deslocações. Para além da Força Aérea integraram esta força conjunta 130 operacionais, divididos por militares da Força Aérea, Marinha e Exército e elementos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Regimento Sapadores de Bombeiros de Lisboa, Bombeiros Voluntários e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). 

No total, aquela força conjunta esteve equipada com 40 veículos, dos quais 12 veículos das Forças Armadas, designadamente duas retroescavadoras, uma bomba de esgoto alto débito, duas motobombas esgoto, duas bombas esgoto pequeno débito, uma escavadora giratória, uma pá carregadora de rodas, dois camiões de transporte de terras e um Bobcat.

A missão foi realizada no âmbito do pedido de ajuda internacional ao Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.