A Força Aérea recebeu hoje, 22 de novembro, o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa, numa visita à Base Aérea N.º 8, em Ovar, onde foi acompanhado pelo Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, e pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves.
Há um ano, após ter recebido os primeiros helicópteros UH-60 Black Hawk, aquela unidade da Força Aérea foi reconfigurada de Aeródromo de Manobra N.º 1 para Base Aérea N.º 8, estando desde então a decorrer diversas atividades por forma a adaptar a Unidade para a operação dos novos meios aéreos e respetiva missão.
A visita do Presidente da República visa dar a conhecer as alterações que estão a ser implementadas para a operação da Base Aérea N.º 8, tendo recebido uma apresentação por parte do Comandante da Unidade, Coronel Sérgio Estrela, e visitado alguns dos locais, nomeadamente o futuro hangar de manutenção do helicóptero UH-60 Black Hawk.
A visita contemplou ainda uma passagem pelo helicóptero, onde foi esclarecido sobre as capacidades da aeronave por parte da tripulação da Esquadra 551 - "Panteras".
A presença do Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas terminou com uma demonstração de capacidades do UH-60 Black Hawk, em que ficou patente a manobralidade, versatilidade e flexibilidade na execução da futura missão de combate aos incêndios rurais.
Recorde-se que, em 2018, o Governo Português transferiu para a gestão da Força Aérea os meios próprios do Estado para a missão de combate a incêndios rurais. Neste seguimento, foram assinados contratos de aquisição de seis UH-60 Black Hawk, sendo que dois deles foram entregues à Força Aérea em novembro de 2023, mais concretamente à Esquadra 551 – “Panteras”, sediada na Base Aérea N.º 8, em Ovar, prevendo-se que os restantes quatro sejam entregues até 2025.
Mais recentemente, a Força Aérea assinou, em setembro deste ano, o contrato para a aquisição de mais três helicópteros bombardeiros médios Sikorsky UH-60 Black Hawk, através do concurso público autorizado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 27/2021, de 4 de março, aumentando assim a frota para nove.
Também estes helicópteros são financiados em grande parte por fundos comunitários, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A entrega destes últimos três helicópteros está prevista para até 2026.
O helicóptero UH-60 Black Hawk, destinado ao combate aéreo de incêndios rurais e à projeção de forças no terreno, permite o transporte de uma equipa de 12 bombeiros totalmente equipados e capacidade de transportar até 2950 litros de água por largada. Com autonomia de voo de 2h30, é um helicóptero utilitário bimotor médio, com um raio de ação de 555 km e uma velocidade máxima de 314 km/h.
Tratando-se de uma missão que exige uma experiência extrema, até 2026 as tripulações da Força Aérea responsáveis por operar o UH-60 Black Hawk passarão por uma fase muito rigorosa de treino por forma a que seja edificada a capacidade com todas as condições de segurança.