
O Major Claúdio Ferreira é o novo Comandante da Estação de Radar N.º 2 (ER2), substituindo no cargo o Major Arnaldo Fonseca. A cerimónia de rendição de Comandante da E2, localizada na Serra do Pilar, em Paços de Ferreira, realizou-se esta sexta-feira, 14 de fevereiro, num evento presidido pelo Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Tenente-General António Branco.
O novo Comandante assumiu o cargo com "grande honra e compromisso", destacando a importância de servir a missão da Força Aérea. Durante o discurso, sublinhou a colaboração com todos os militares e civis da unidade, bem como com a Câmara Municipal de Paços de Ferreira e a Junta de Freguesia de Penamaior, reforçando o bom relacionamento e cooperação. Por fim, reafirmou ainda o compromisso em "garantir a prontidão e excelência da ER2".
Da especialidade de Técnico de Manutenção de Material Eletrotécnico, o Major Cláudio Ferreira nasceu a 5 de outubro de 1982 em Fanderbelpark, África do Sul. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Computadores, ingressou na Força Aérea em 2006, onde desempenhou diversas funções, incluindo a de Comandante de Esquadrilhas e Chefe de Secção na Estação de Radar N.º 4, na Madeira. Desde 2023, ocupava o cargo de Chefe do Núcleo de Manutenção e Apoio Técnico no Centro de Manutenção do Sistema Integrado de Comando e Controlo Aéreo de Portugal. Ao longo da sua carreira, foi condecorado com a Medalha de Mérito Militar de 3.ª Classe e a Medalha de Prata de Comportamento Exemplar.
A ER2 é essencial para a Defesa Aérea de Portugal, garantindo a vigilância e deteção do espaço aéreo nacional. Integrada no sistema de comando e controlo aéreo da Força Aérea, contribui para a soberania do país e para o cumprimento dos compromissos com a Aliança Atlântica, operando um radar de longo alcance e sistemas de comunicação críticos para as operações aéreas.
Veja as fotografias através do link.