Conteúdo principal

General Cartaxo Alves reconduzido como CEMFA

O General João Guilherme Rosado Cartaxo Alves foi reconduzido para mais dois anos de mandato enquanto Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA). O decreto, que prorroga o mandato do General Cartaxo Alves, foi assinado, ontem, pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa.

João Guilherme Rosado Cartaxo Alves nasceu em dezembro de 1962, em Almada, e em outubro de 1980 ingressou na Academia Militar no curso de Ciências Militares Aeronáuticas.

Em 2007 foi nomeado Chefe do Estado-Maior do Comando Operacional da Força Aérea e, entre 2008 e 2010 foi o Comandante da Base Aérea N.º 6, no Montijo.

Em novembro de 2012, com a reestruturação dos Comandos NATO e com a criação de um único Centro de Operações Aéreas Combinadas (CAOC) para toda a região sul da NATO, foi graduado em Brigadeiro-General, a fim de integrar o módulo inicial do NATO Combined Air Operations Centre de Torrejon, em Madrid, onde exerceu as funções de Diretor de Operações.

Em julho de 2015 foi nomeado 2.º Comandante Aéreo, tendo desempenhado posteriormente as funções de Comandante Aéreo Interino a partir de fevereiro de 2016, ano em que assumiu o cargo de Chefe do Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea.

Antes de assumir a chefia militar da Força Aérea, assumiu o cargo de subdiretor geral da Direção Geral de Recursos da Defesa Nacional e, posteriormente, foi Comandante da Logística da Força Aérea.

O General João Cartaxo Alves tomou posse como Chefe do Estado-Maior da Força Aérea em 25 de fevereiro de 2022.