
Foi inaugurado ontem, 28 de março, em Angra do Heroísmo, um monumento dedicado ao Campo de Aviação da Achada, local onde, em 1930, se realizou o primeiro voo em solo terceirense. A iniciativa inclui também o lançamento de um livro que narra esta importante página da história da aviação nos Açores, ambos os projetos com a coautoria do Tenente-Coronel Pedro Horta, da Força Aérea.
A cerimónia assinala um marco na preservação da memória aeronáutica nacional, evocando um momento histórico que atraiu milhares de pessoas à ilha Terceira para testemunhar o primeiro voo da aeronave Avro 504-K, batizada "Açor".
O evento remonta a setembro de 1930, quando o navio “Lima” chegou à ilha Terceira transportando o Tenente-Coronel Piloto-Aviador Cifka Duarte, o Major Piloto-Aviador Ribeiro da Fonseca e o Capitão Piloto-Aviador Frederico Coelho de Melo, natural da ilha. A bordo seguia também a aeronave "Açor", que realizou o primeiro voo a 4 de outubro de 1930 no Campo de Aviação da Achada, um momento decisivo para a história da aviação nos Açores e para o futuro da aviação em Portugal.
Com este monumento e livro, Angra do Heroísmo reforça a valorização do seu património histórico e a ligação à aviação.