Conteúdo principal

Angra do Heroísmo homenageia primeiro voo na Terceira

Foi inaugurado ontem, 28 de março, em Angra do Heroísmo, um monumento dedicado ao Campo de Aviação da Achada, local onde, em 1930, se realizou o primeiro voo em solo terceirense. A iniciativa inclui também o lançamento de um livro que narra esta importante página da história da aviação nos Açores, ambos os projetos com a coautoria do Tenente-Coronel Pedro Horta, da Força Aérea.

A cerimónia assinala um marco na preservação da memória aeronáutica nacional, evocando um momento histórico que atraiu milhares de pessoas à ilha Terceira para testemunhar o primeiro voo da aeronave Avro 504-K, batizada "Açor".

O evento remonta a setembro de 1930, quando o navio “Lima” chegou à ilha Terceira transportando o Tenente-Coronel Piloto-Aviador Cifka Duarte, o Major Piloto-Aviador Ribeiro da Fonseca e o Capitão Piloto-Aviador Frederico Coelho de Melo, natural da ilha. A bordo seguia também a aeronave "Açor", que realizou o primeiro voo a 4 de outubro de 1930 no Campo de Aviação da Achada, um momento decisivo para a história da aviação nos Açores e para o futuro da aviação em Portugal.

Com este monumento e livro, Angra do Heroísmo reforça a valorização do seu património histórico e a ligação à aviação.