Conteúdo principal

Coruja-do-mato libertada na Estação de Radar N.º 3

Os militares da Estação de Radar N.º 3 (ER3), em Montejunto, vivenciaram um momento especial aquando da libertação de uma coruja-do-mato, recuperada pelo Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto (CRASM).

Em janeiro, uma coruja-do-mato chegou ao Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto (CRASM), vítima de uma colisão que lhe causou graves lesões internas. Durante um mês, permaneceu em internamento, um período considerável para um animal selvagem. Após a recuperação, submeteu-se a treinos de voo e caça, nos quais demonstrou estar apta para regressar ao habitat natural.

Fruto desse trabalho, em 28 de março, foi novamente devolvida à natureza num momento para recordar que decorreu nas instalações da ER3 e que contou com a presença dos militares da unidade e das médicas veterinárias do CRASM.

O CRASM desempenha um papel essencial na recuperação e reabilitação de animais selvagens na Serra de Montejunto, garantindo que possam regressar ao seu habitat natural. No dia 23 de fevereiro de 2025, passou a usufruir das instalações da ER3, reforçando a sua missão em prol da conservação da vida selvagem contando com o apoio da Câmara Municipal do Cadaval e da Guarda Nacional Republicana.