
A Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN) recebeu o Certificado de Reconhecimento da NATO que reconhece a sua competência como autoridade militar de aeronavegabilidade, reforçando assim o prestígio nacional no seio da Aliança Atlântica.
O certificado de reconhecimento atesta perante todos os membros que o sistema de aeronavegabilidade implementado pela AAN, no âmbito da Defesa Nacional, é robusto e cumpre com os requisitos daquela organização, garantindo que as entidades, os equipamentos, os produtos e os recursos humanos envolvidos no âmbito da aeronavegabilidade das aeronaves militares obedecem aos mais elevados padrões e que estas podem ser empregues pela NATO em segurança.
A distinção foi formalizada durante a reunião do Aviation Committee, Heads of Delegation, que decorreu entre 18 e 20 de março de 2025, em Christchurch, Nova Zelândia. O evento contou com mais de 100 participantes provenientes dos 32 países da NATO, bem como de nações parceiras como a Nova Zelândia, Austrália, Japão, Geórgia, Colômbia, Áustria e Suíça.
O reconhecimento agora atribuído enquadra-se na Política de Aeronavegabilidade da NATO, aprovada em julho de 2013, a qual estabelece que as aeronaves empregues em nome da NATO, independentemente de serem da própria NATO, dos Estados-Membros ou de parceiros, incluindo as alugadas ou em regime de leasing, devem ser detentoras de uma certificação de aeronavegabilidade emitida por uma autoridade de aeronavegabilidade militar.
Nesse âmbito, uma equipa de avaliação da NATO (NATO Assessment Team), composta por especialistas de topo daquela organização e das autoridades de aeronavegabilidade da Suécia, Estados Unidos, França e Hungria, realizou uma visita à AAN entre 26 e 28 de novembro de 2024, dando origem agora à atribuição do certificado.