14 alunos afegãos concluíram com sucesso, a 01 de março de 2014, o CNS Surveillance Course dado pela Força Aérea Portuguesa no Afeganistão. Esta formação decorre da participação de Portugal na International Security Assistance Force (ISAF).
Desde abril de 2012 que a Força Aérea ministra formação a várias entidades afegãs materializada nas valências de Fire Crash and Rescue Service, Air Traffic Control, Airport Safety Management, Meteorology e Communications, Navigation and Surveillance (CNS).
O CNS Surveillance Course insere-se no Programa de Transição do Kabul International Airport (KAIA). Iniciado a 7 de dezembro de 2003, o curso compreendeu a Fases de Pré-Basic, Basic e Qualification Training, num total de 294 horas de formação teórica. O objetivo era qualificar técnicos de radar em conformidade com os requisitos da International Civil Aviation Organization (ICAO) publicados no Air Traffic Safety Electronics Personnel. As matérias versaram sobre os sistemas de Primary Radar, Secondary Radar, Multilateration e Automatic Dependent Surveillace, de reconhecida relevância no controlo de tráfego da aviação civil, mas que se constituem de importância vital numa área de relevo montanhoso, como a que circunda Cabul.
Estes técnicos estão agora capazes de prosseguir a sua formação On Job Training, com o intuito de obter a respetiva Certificação ICAO e assumir em pleno as suas funções até ao final de 2014, data em que a ISAF transferirá toda a responsabilidade gestão e funcionamento do KAIA para o Ministério dos Transportes e Aviação Civil Afegão.