Conteúdo principal

Cerimónia de Encerramento de Curso no Afeganistão

No dia 30 de março decorreu no Kabul Afeghanistan International Airport (KAIA) a cerimónia de encerramento do Communications, Navigation and Surveillance (CNS) Course concluído com sucesso por 22 alunos afegãos.

A cerimónia foi presidida pelo KAIA Commander, Major-General francês Olivier Taprest que, na sua alocução, agradeceu o trabalho desenvolvido e empenho demonstrados pela equipa de quatro formadores CNS da Força Aérea Portuguesa, sublinhou o papel determinante de Portugal no processo do KAIA Transition Plan (KTP) e realçou a importância da formação ministrada para o futuro do Afeganistão.

Para além dos Comandantes de KAIA e do 7CN, participaram na cerimónia entidades da Afghan Civil Aviation Authority, do KAIA Air Operations Group e do KAIA Transition Plan Office, bem como alunos CNS de cursos anteriores.

O curso iniciado a 7 de dezembro de 2013 compreendeu a Fases de Pré-Basic, Basic e Qualification Training, tendo sido ministradas um total de 192 horas de formação teórica a 6 alunos de Comunicações, 364 horas a 7 alunos de Ajudas Rádio à Navegação e 334 horas a 9 formandos de Radar. As matérias versaram sobre os sistemas de Very Smal Aperture Satellite Terminal, Distance Measurement Equipment, VHF Omnidirectional Range, Instrument Landing System, Inertial Navigation Systems, Vertical Navigation Systems, Primary Radar, Secondary Radar, Multilateration e Automatic Dependent Surveillace, sistemas estes, de reconhecida relevância no controlo de trafego da aviação civil, mas que se constituem de importância vital numa área de relevo montanhoso como a que circunda Cabul.

Decorrente do programa do KTP, a Força Aérea tem a seu cargo a formação em CNS desde abril de 2012, com o objetivo de qualificar 36 técnicos em conformidade com os requisitos da International Civil Aviation Organization (ICAO) publicados no Air Traffic Safety Electronics Personnel, tendo os primeiros cinco alunos terminado em 24 de setembro de 2013.

Os recém formados 22 técnicos encontram-se agora capacitados para prosseguir a sua formação On Job Training, com o intuito de obter a respetiva Certificação ICAO e assumir em pleno as suas funções até ao final 2014, data em que a International Security Assistance Force transferirá toda a responsabilidade gestão e funcionamento de KAIA para o Ministério dos Transportes Afegão.

Por: MS
MAJ/TMMEL