Conteúdo principal

Polícia Aérea reforça preparação para cenários de ameaça NRBQ

Na última semana de abril, militares da Polícia Aérea da Base Aérea N.º 4, nos Açores, participaram no primeiro exercício conjunto de resposta a ameaças Nucleares, Radiológicas, Biológicas e Químicas (NRBQ), com o apoio do Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA).

O treino teve como objetivo reforçar a preparação dos “Escorpiões” para atuar em cenários operacionais exigentes, caracterizados por múltiplas ameaças. Este tipo de exercício contribui para a consolidação da coesão, disciplina tática e adaptabilidade das forças, garantindo que os militares estejam sempre prontos para garantir a segurança e a proteção de pessoas e infraestruturas, em qualquer ambiente.

Desde a sua criação, em 2021, a Equipa de Defesa NRBQ da Força Aérea mantém um elevado estado de prontidão. Já executou com sucesso mais de 200 missões de resposta a incidentes de natureza radiológica, biológica e química, afirmando-se como uma capacidade de duplo uso – militar e civil – ao serviço de Portugal.

Este exercício reforça o compromisso da Força Aérea com a prontidão operacional e a resposta eficaz a situações críticas, em território nacional e internacional.