Conteúdo principal

ETAP-C: Lançamento de SOGAS

Durante o Programa Europeu de Transporte Aéreo Tático - Curso (ETAP-C), que decorre na Base Aérea N.º 11, em Beja, realizou-se uma missão de lançamento de Saltadores Operacionais de Grandes Altitudes (SOGA).

Este tipo de lançamento permite que seja mais difícil a deteção e identificação do lançamento e da infiltração por paraquedas pelos sistemas de defesa aérea. Isto porque os SOGAS são um subgrupo especial de paraquedistas militares treinados para realizarem saltos entre os 12.000 e os 35.000 pés (3600m a 10600m).

Esta é uma operação que apresenta vantagens a nível de inserção de pessoal ou material em zonas onde não seria possível através de saltos de baixa altitude, devido a restrições táticas, geográficas, entre outras.

Com o contexto e cenários providenciados no exercício, este tipo de treinos permite operacionalizar e melhorar as possíveis intervenções onde sejam necessárias o papel dos paraquedistas, desde a sua deslocação, lançamento e ação em terra. 

A interoperabilidade entre os participantes é uma das principais características deste curso, e também um dos principais benefícios, refletindo-se na oportunidade única de partilha de conhecimentos, sempre com o objetivo de fornecer às tripulações participantes um curso abrangente de táticas de transporte aéreo, destinado a aprimorar o conhecimento tático, ampliar a capacidade de atuação em cenários complexos.