Conteúdo principal

Entregues aviões A-29N Super Tucano

A Força Aérea recebeu hoje, 17 de dezembro, os primeiros aviões A-29N Super Tucano que terão a dupla missão de instrução de pilotagem como também apoio aéreo próximo em cenários de baixa ameaça.

A cerimónia de entrega decorreu nas instalações da OGMA, na presença do Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, e do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves.

Os A-29N Super Tucano agora entregues são os primeiros de uma frota de 12, equipados já com configuração NATO, tornando-se assim Portugal o primeiro operador europeu desta aeronave e o primeiro do mundo nesta versão.

Para o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, "a formalização da entrega destas aeronaves representa mais um passo decisivo na modernização da Força Aérea, reforçando a sua robustez e capacidade tecnológica. Para além da substituição de meios de instrução de pilotagem em operação há quase quatro décadas, esta aquisição permite também o reforço de novas capacidades, nomeadamente no apoio aéreo próximo em operações conjuntas e/ou combinadas, assegurando a proteção armada das forças no terreno. Em paralelo, a Força Aérea volta a afirmar-se como referência entre forças congéneres, ao operar o primeiro A-29N Super Tucano com configuração NATO, garantindo a Portugal uma posição de vantagem estratégica e retorno para a economia nacional".

Para o Ministro da Defesa Nacional, "falamos de uma nova capacidade de ataque aéreo ao solo, com provas dadas, para apoio às Forças Nacionais Destacadas. Mas falamos também de novos cenários. O Super Tucano oferece agora a possibilidade de desempenhar missões de luta anti-drone, comprovando a flexibilidade da aeronave escolhida pela Força Aérea. Sublinho escolhida ‘pela Força Aérea’, com decisões políticas apoiadas em pareceres técnicos”, afirmou Nuno Melo.

Para além da entrega das aeronaves, o evento ficou marcado pela assinatura de uma carta de interesse, com vista à instalação de uma fábrica de aeronáutica, em Beja, com capacidade para o fabrico de aviões A-29N Super Tucano em Portugal, gerando emprego qualificado que benefície a economia e a indústria portuguesa. As aeronaves produzidas nessa linha de montagem visam atender a futuras necessidades do Estado Português, bem como outras nações europeias, por meio de negociações governo a governo, contribuindo para o fortalecimento da base industrial de defesa em Portugal e na Europa.

As aeronaves A-29N Super Tucano vão nos próximos dias realizar o voo para a Base Aérea N.º 11, em Beja, para efetivar a entrega formal à Esquadra 101 – "Roncos".

VEJA AS FOTOGRAFIAS

Cerim?nia de Entrega A-29N For?a A?rea Portuguesa