A Força Aérea encontra-se destacada na ilha de Santiago, em Cabo Verde, no âmbito da missão de Cooperação Bilateral destinada à fiscalização dos espaços marítimos sob soberania e jurisdição daquele país, marcando a primeira vez que um avião C-295M é empenhado numa missão desta natureza naquela região.
A missão enquadra-se no Tratado de Cooperação no domínio da Fiscalização Conjunta de Espaços Marítimos sob Soberania ou Jurisdição da República de Cabo Verde, celebrado entre Portugal e Cabo Verde, sendo o objetivo principal da Força Aérea a realização de missões de vigilância e fiscalização conjunta no domínio marítimo, em estreita colaboração com as autoridades cabo-verdianas, contribuindo para o reforço da segurança e vigilância dos espaços marítimos e da cooperação bilateral entre os dois países.
As operações do destacamento tiveram início no dia 23 de janeiro, a partir do Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na cidade da Praia, de onde permanecerá a operar até meados de fevereiro.
Antes da partida para a missão, os militares que integram aquela Força Nacional Destacada receberam o Estandarte Nacional, numa cerimónia presidida pelo 2.º Comandante Operacional das Forças Armadas, Tenente-General Luís Serôdio, que se realizou a 20 de janeiro, na Base Aérea N.º 6, no Montijo.
A participação da Força Aérea nesta missão reafirma o compromisso de Portugal com a estabilidade e segurança no Atlântico, bem como o fortalecimento das relações de cooperação técnico-militar entre os Estados parceiros africanos.
