No âmbito da missão de Cooperação Bilateral em Cabo Verde, os militares da área da saúde da Força Aérea realizaram várias ações de divulgação centradas na temática do transporte de doentes.
A primeira palestra, realizada a 23 de janeiro, foi dirigida a um grupo de 22 voluntários da Cruz Vermelha de Cabo Verde com o objetivo de dar a conhecer os procedimentos em contextos de urgência, promovendo a partilha de experiências e o reforço da cooperação entre as duas instituições. Durante a sessão, foram abordados temas como a promoção de uma cultura de segurança no transporte de doentes e cuidados associados à atuação em cenários epidemiológicos.
Já no dia 28 de janeiro, foi realizada uma nova palestra, coorganizada com a Agência de Aviação Civil de Cabo Verde, direcionada a uma equipa multidisciplinar de médicos e enfermeiros, na qual foi abordado o tema de transporte de doentes, através dos meios aéreos da Força Aérea.
A última palestra, dirigida aos militares das Forças Armadas de Cabo Verde que trabalham na área da saúde, incidiu sobre o transporte de doentes por via aérea. Após a palestra, houve um debate aberto que permitiu a troca de experiências entre os militares da saúde dos dois países lusófonos, culminando com uma visita à aeronave.
Todas as palestras incluíram uma visita às instalações de saúde improvisadas que garantem o apoio sanitário aos militares do destacamento português.
A Força Aérea encontra-se destacada na ilha de Santiago, em Cabo Verde, com um efetivo de 25 militares, apoiados por uma aeronave da Esquadra 502 – “Elefantes”, no âmbito de uma missão de apoio à segurança marítima e de vigilância da Zona Económica Exclusiva daquele país.
