Conteúdo principal

Duas missões de busca e salvamento num dia

O dia 14 de agosto de 2014 foi particularmente ativo para as tripulações das Esquadras 751 – “Pumas” e 502 – “Elefantes”, com diversas missões a que responder.

Descreveremos aqui apenas as duas missões de busca e salvamento que efetuámos nos Açores. 

#01

A Força Aérea e o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), coordenaram durante a tarde de 14 de agosto, a operação de evacuação médica de um tripulante do navio mercante de pavilhão alemão “Hajin San Diego”, que navegava a cerca de 175 quilómetros (94 milhas náuticas) a norte da Ilha Terceira - Açores.

O tripulante, de nacionalidade russa e 49 anos de idade, apresentava queimaduras nos membros inferiores e superiores, causados por água a ferver.

O pedido de auxílio foi recebido pelo MRCC Delgada pelas 16h53, horas locais. Foi solicitado ao Centro de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes) o empenhamento de um helicóptero da Força Aérea EH-101 Merlin, que descolou da Base Aérea das Lajes às 18h30, com uma equipa médica militar a bordo, rumo ao encontro do navio mercante.

A operação de resgate foi executada com sucesso pelas 19h15, tendo o helicóptero aterrado às 19h45 na Base das Lajes, de onde o paciente foi transportado em estado estável para o Hospital Santo Espírito de Angra do Heroísmo, por uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

Uma missão de salvaguarda da vida humana, realizada com sucesso, em que os meios aéreos envolvidos totalizaram uma hora e 15 minutos de voo. As condições meteorológicas no local da evacuação eram de vento com aproximadamente 10 km/h e ondulação de 2 metros do quadrante nordeste.

 

#02
 
A Força Aérea e o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), coordenaram durante a tarde e noite de 14 de Agosto de 2014, a operação de evacuação médica de um tripulante do navio de pesca de pavilhão nacional “Iris do Mar”, que se encontrava em faina de pesca, a navegar a cerca de 275 quilómetros (150 milhas náuticas) a sudoeste da ilha das Flores - Açores.
 
O tripulante, de nacionalidade portuguesa e 52 anos de idade, apresentava dor abdominal aguda no quadrante lateral esquerdo. O pedido de auxílio foi recebido pelo MRCC Delgada pelas 18h20, horas locais. Foi solicitado ao Centro de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes) o empenhamento de meios aéreos da Força Aérea para a realização da resgate.
 
Às 21h35, um helicóptero EH-101 Merlin descolou da Base Aérea das Lajes, com uma equipa médica militar a bordo, e voou ao encontro da embarcação de pesca. A fim de acompanhar e apoiar as comunicações entre a embarcação, o helicóptero e os Centros de Busca e Salvamento envolvidos, foi também empenhada uma aeronave C-295M, destacada na Base Aérea das Lajes, de onde descolou às 22h15, tendo aterrado à 01h35.
A operação de resgate foi executada com sucesso pelas 00h05 do dia 15, tendo o helicóptero aterrado à 01h40 no aeroporto da Horta, de onde o paciente foi transportado em estado estável para o Hospital daquela cidade, por uma ambulância Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA). Às 03h00 o helicóptero descolou da Horta, tendo aterrado nas Lajes às 03h55.
 
Uma missão de salvaguarda da vida humana, realizada com sucesso, em que os meios aéreos envolvidos totalizaram 08 horas e 20 minutos de voo. As condições meteorológicas no local da evacuação eram de vento com aproximadamente 28 km/h e ondulação de 1,5 metros do quadrante sudoeste.