Foi realizada com sucesso o resgate de um tripulante de um veleiro de pavilhão norte-americano, que navegava a cerca de 1800 Kms da Ilha de São Miguel.
O tripulante de nacionalidade francesa, com 56 anos, sofreu uma queda que lhe provocou um quadro clínico grave. O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODUMAR) do INEM, identificou por isso a necessidade de evacuação urgente do tripulante.
Estiveram envolvidos um EH-101, da Esquadra 751, um C-130, da Esquadra 501, sediada no Montijo e, face à distância a que se encontrava o veleiro que impedia a extração por meios aéreos e à ausência de navegação naquela área remota do oceano Atlântico, que pudesse prestar auxílio ao paciente, foi empenhado o NRP Baptista de Andrade da Marinha Portuguesa, que se dirigiu ao encontro do veleiro para proceder ao transbordo do paciente e navegar para uma distância a que fosse exequível autilização do meio aéreo.
Assim, e quando a Corveta Batista de Andrade se encontrava a cerca de 650 Kms de São Miguel foi feito o resgate pese embora as más condições de mar, vagas com cerca de 7 metros e ventos na ordem dos 90 kms.
O Paciente foi encaminhado, em situação estável, para o Hospital Divino Espírito Santo.
Esta missão foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada),e, na parte aérea, pelo Centro de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes).