Conteúdo principal

CFMTFA ministrou curso de Protocolo e Cerimonial Militar

Decorreu de 23 a 29 de abril, no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA), o terceiro curso de protocolo e cerimonial militar – UFCD-0701 “regras do protocolo oficial português”.
 
O curso foi lecionado pelo Major João Rocha, um oficial possuidor de larga experiência na área do Protocolo. Receberam instrução 16 formandos, dos quais duas civis da Câmara Municipal de Alenquer, uma militar da Armada Portuguesa e os restantes 13 da Força Aérea Portuguesa.
 
Este curso, com a carga horária de 25 horas, é uma Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD) do Catálogo Nacional de Qualificações, reconhecida e acreditada oficialmente pelo Governo de Portugal. Constitui uma mais valia para quem o frequenta, uma vez que fornece instrução numa área menos conhecida da maioria dos cidadãos, mas que é revestida de elevado cariz junto das mais altas entidades de várias nações. Os instruendos ganharam noções na área das precedências previstas pelas Leis 40/2006 e 30/2008, Heráldica, Símbolos Nacionais (Decreto-Lei 150/87), formas de tratamento e endereçamento de convites, cerimónias, condecorações e ordens honoríficas, entre várias outras.
 
A cerimónia de conclusão do curso foi presidida pelo Comandante do CFMTFA, Coronel Piloto-Aviador Rui Tendeiro, que classifica este curso como importante na ótica civil e militar, elogiando os elementos que por norma são responsáveis por esta área pouco dominada por muitos.





Por: RQ
ALF/RHL