A Força Aérea Portuguesa resgatou, no dia 1 de maio, dois tripulantes do veleiro “Diogenes”, que se encontrava à deriva, com mastro partido e sem meios de propulsão próprios, a mais de 400 quilómetros a oeste de Lisboa.
O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa recebeu o alerta ao início da noite, através do navio mercante “Ivar Reefer”, e solicitou o empenhamento de um helicóptero EH-101 Merlin, da Esquadra 751 - "Pumas", e de um avião C-295M, da Esquadra 502 - "Elefantes".
Os tripulantes, de nacionalidade alemã, foram resgatados pelo EH-101 e transportados para o Aeródromo de Trânsito N.º1, em Figo Maduro. Receberam assistência por parte do INEM e seguiram para o Hospital de São José com indícios hipotermia.
No dia 3 de maio, pela madrugada, as mesmas aeronaves da Força Aérea Portuguesa foram ativadas para retirar uma mulher, de 63 anos, do navio “Caribbean Princess” (Bahamas), a Este de São Miguel, nos Açores. Esta necessitava de cuidados médicos imediatos e foi transportada para Ponta Delgada.
Nas duas missões, o EH-101 Merlin realizou 10h15 de voo e o C–295M um total de 09h15.