A Força Aérea Portuguesa realiza, entre os dias 15 e 26 de junho, o exercício multinacional “EATT15”, no âmbito do programa de exercícios de Aeronaves de Transporte Aéreo Tático da Agência Europeia de Defesa.
Este exercício envolve a participação da Força Aérea e do Exército Português assim como de forças da Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Lituânia, Holanda, Roménia, Suécia e do Reino Unido e ainda como países observadores o Brasil, os Estados Unidos da América e a Polónia.
O EATT15 tem como finalidade treinar e aprontar os pilotos e tripulantes das respectivas aeronaves, garantido desta forma, que as forças participantes estão prontas a cumprir as missões que lhes estão atribuídas em qualquer teatro de operações no seio da aliança europeia. Para além do treino individual, pertende-se ainda aumentar interoperabilidade entre as várias forças participantes.
Realizou-se no dia 14 de junho a cerimónia que marca o início do exercício #eatt2015 tendo o Coronel Eurico Craveiro, Diretor das Operações Aéreas da Força Aérea, dado as boas vindas a todos os militares presentes realçando, no seu discurso de abertura, “a importância deste tipo de exercícios no seio da aliança europeia” afirmando que a Força Aérea tudo fará para “atingir o mais alto nível de interoperabilidade e eficiência com as forças aliadas".