O Tenente-General Piloto-Aviador Rui Mora de Oliveira cessou funções de Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (VCEMFA) no dia 25 de junho de 2015. Ocupava o cargo desde o dia 01 de outubro de 2014 e foi substituído pelo Tenente-General Piloto-Aviador João José Carvalho Lopes da Silva.
O Tenente-General Rui Mora de Oliveira ingressou na Força Aérea em 1973, no Curso de Oficiais Milicianos, tendo sido brevetado em 1974, em Alouette III, na Base Aérea n.º 3, Tancos (BA3). Após ter frequentado o Curso Superior de Ciências Militares e Aeronáuticas da Academia Militar, ingressa no Quadro Permanente em 1978, sendo colocado na Base Aérea n.º 6, Montijo (BA6), na Esqª. 551. Transita depois para a Esqª. 751, onde vem a comandar.
No seu percurso, até chegar ao cargo de Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, desempenhou várias funções de relevo, tal como assessor militar para os assuntos da Força Aérea, no Gabinete do ministro da Defesa Nacional; Oficial de Estado-Maior, como oficial de operações aéreas no Supreme Allied Command Atlantic, Estados Unidos da América; Diretor do Curso Geral de Guerra Aérea e do Curso Básico de Comando no IAEFA; Comandante da Base Aérea N.º6; Comandante da Zona Aérea dos Açores; Diretor do IESM; Comandante da Logística da Força Aérea (CLAFA) e Chefe do Estado-Maior Conjunto.
Da sua folha de serviços constam diversos Louvores e Condecorações, de que se destacam duas Medalhas de Ouro de Serviços Distintos - Colectivas, quatro Medalhas de Prata de Serviços Distintos, a Medalha de Mérito Militar de 1ª Classe, a Medalha de Mérito Aeronáutico de 2ª Classe, a Medalha de Ouro de Comportamento Exemplar e a Medalha de Prata de Comportamento Exemplar.