A aeronave P-3C CUP+, com a sua tripulação de 13 elementos, descola de Beja pelas 13:20 numa missão de Busca e Salvamento, no intuito de investigar BEACON ativo às 450 MN (cerca de 800 Kms) a Norte dos Açores, na FIR de Shanwick.
A aeronave chega ao local às 16:40 e, após contacto com RCC Lajes, inicia buscas no local, numa área atribuída entre a FIR de Santa Maria e a FIR de Shanwick. O objectivo é localizar o BEACON com o intuito de investigar se há vidas em risco ou se apenas se trata do equipamento de emergência (designado de EPIRB – Emergency Position-Indicating Radio Beacon) perdido, pertencente a alguma embarcação que tenha traçado rota pelo local.
Após algum tempo, o equipamento é identificado visualmente. A aeronave P-3C e uma embarcação Liberiana que se encontrava no local tentam recuperar o equipamento. Após uma hora de tentativas infrutíferas, a embarcação reporta ser incapaz de recuperar o equipamento da água devido às reduzidas dimensões deste e à elevada ondulação marítima que se faz sentir no local - que pode pôr em perigo a tripulação da embarcação na operação de recolha.
Após esta tentativa, o P-3C CUP+ prosseguiu com as buscas no sentido de determinar se, de facto, não existiria algum naufrágio. Para isso, recorreu aos sensores de infra-vermelhos a bordo e ao equipamento RADAR, além de observadores posicionados nas janelas. As buscas prosseguem até a aeronave atingir o limite de combustível na área, sem que nada seja localizado.
Regressa a Beja. Aterra às 23:00 depois de 09:40 de missão.